Hoje vamos falar sobre os exames e dicas, para a investigação da Trombofilia, o que você precisa fazer para saber se tem trombofilia, quais exames fazer.
Com uma simples coleta de sangue, você pode descobrir, são vários exames, nomes complicados, mas é tudo muito simples, não tenha medo de investigar, com o resultado dos exames, você terá o tratamento adequado, trombofilia tem tratamento.
Sim, para conseguir a lista de exames, você precisará saber um pouco do assunto, se empoderar. A maioria dos médicos focam em dizer que foi uma fatalidade, que não precisa investigar.
Isso dificulta muito, pois as vezes a pessoa tem que passar por vários médicos, várias consulta até conseguir as guias dos exames.
Acredite se quiser, mas o protocolo é só investigar após três perdas, TRÊS PERDAS, TRÊS, absurdooooooooooooooooooooo, não vamos mais aceitar isso, chega de negligência.
Fiz um resumão da trombofilia, leia tudo. Isso vai te ajudar a ter embasamento na hora de conversar com o médico. Clique aqui para ler.
Se possível procure indicações de médicos que atendem gestantes com trombofilia, que entendem do assunto.
Precisa de um ginecologista obstetra (GO), ele poderá passar os exames. Porém, alguns GO fazem um encaminhamento para o Hematologista, já que essa não é a área deles. Também podem encaminhar para o reumatologista, para as doenças autoimunes.
Converse com o GO, explique sua história e peça os exames, insista se for preciso, fale para ele o quanto é importante, e que você tem direito em querer investigar, pois não deseja passar por outra perda.
Se o médico falar que não precisa, que você não tem nada, troque de médico.
Leve a lista de exames para consulta, fale que deseja fazer todos. Tem médico que não passa tudo de vez, o que ajuda muito é você marcar na lista os exames que fez, que tem a guia, e os que faltam, para não se confundir.
Lista completa de exames, via gestar e amar.
Tem vários tipos de trombofilia, muitas em estudo ainda. É importante que você faça o máximo de exames possível, pois assim seu diagnóstico ficará completo, podendo receber o tratamento adequado.
Por exemplo, quem tem SAAF (síndrome do anticorpo antifosfolípide) além de anticoagulante, alguns médicos passam corticoides. A dosagem inicial de anticoagulante geralmente é maior do que de costume.
Se o FAN der reagente, precisa de um reumatologista para fazer exames de doenças autoimunes.
Se tem mais de um tipo de trombofilia a dosagem de anticoagulante pode mudar, isso também de acordo com o peso e histórico médico da paciente.
Se tem plano de saúde precisa das guias de pedido, além de um relatório médico explicando a necessidade dos exames, com o histórico médico da paciente, onde o médico explica se teve perdas, trombose, além de casos na família, etc.
Tem plano que libera sem a necessidade do relatório, mas é melhor não arriscar, já pega logo o relatório para não ter que voltar para buscar, esperando outra consulta.
Para saber se seu plano cobre os exames, é só olhar no site da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. Fiz um vídeo explicando como pesquisar no site da ANS.
Também fiz um post para o site, só clicar aqui.
Você também pode fazer particular, mas já aviso, não são baratos, alguns são bem caros. Em alguns laboratórios é super tranquilo, fazem sem pedido médico, já em outros é necessário levar o pedido.
Uma dica… Faça o orçamento na sua cidade, e nas cidades vizinhas, a diferença de preço é absurda. Veja com a administração da clínica, se tem desconto, pois são muitos exames, se podem dividir o valor no cartão de crédito.
Em algumas cidades você consegue fazer uma carterinha de desconto, paga um valor anual e consegue um bom desconto em consultas, exames. Em Salvador-Ba tem o SINAM.
Se possível faça um plano de saúde, vale muito a pena, os exames são caros, mais as consultas com GO, hematologista… pense que logo pretende engravidar, e com um plano é muito melhor, são tantos exames, consultas, além do parto.
O valor que vai gastar fazendo particular, você investe no plano de saúde.
Pelo SUS é mais complicado, é mais difícil conseguir as guias e fazer os exames, as vezes só com um processo judicial, mas muitas meninas fizeram alguns exames pelo SUS, veja na sua cidade como é o procedimento. Busque informação no posto de de saúde do seu bairro, e na secretaria de saúde da sua cidade.
Eu sei que a gente ficar bem nervosa, ansiosa, com medo… Mas não adianta desespero. Se concentre, foque no seu objetivo e lute por ele.
Tenha PACIÊNCIA e PERSISTÊNCIA!!!
Nem sempre o médico vai passar todos os exames de vez, primeiro que a maioria tem uma resistência em passar, dizem que não precisa, que você não tem nada, foi uma fatalidade.
Outros passam poucos exames e dizem que você não tem nada, muito cuidado ai, é nessa que muitas caem, não fazem os exames direito e acabam perdendo novamente ou passando sufoco, com pré-eclâmpsia, parto prematuro e outros. Então, confira a lista completa e quais o médico te passou.
Não desista logo no início, mesmo sendo cansativo.
Vai valer a pena, foque no seu bebê arco-íris, na sua saúde e siga firme.
Boa sorte na investigação, como disse, tenha paciência e persistência, nem sempre vai conseguir com o primeiro médico, nem com segundo, terceiro…
Mas não desista, procure até achar um que respeite a sua dor, que não brinque com sua saúde e seja negligente com você.
ATENÇÃO!!!!!!
Vou deixar o link de um grupo maravilhoso, chamado vencendo a pré-eclâmpsia, as administradoras da página tem trombofilia, são mães de anjos e tiveram seus bebês arco-íris, falam muito sobre trombofilia, ajudam durante a investigação e na gestação com os exames.
Não falam só sobre pré-eclâmpsia, falam sobre gestação de risco e principalmente trombofilia, entre no grupo isso vai te ajudar muito. Clique aqui para entrar no grupo!!!
Aproveitem e usem os comentários para trocar indicações de médicos, dicas, contem suas experiências, como conseguiram fazer os exames, se ainda estão investigando…
Vamos formar uma corrente de apoio, pois juntas somos mais fortes.