Síndrome de Burnout – Dar conta de tudo pode te deixar doente
Já ouviu falar em BURNOUT? Hoje se fala muito na síndrome de burnout, não só no trabalho, mas na maternidade também. E como dar conta de tudo, pode te deixar doente.
A síndrome de burnout é um completo estado de esgotamento físico, emocional e mental, causado por estresse prolongado, alta demanda de trabalho, que pode levar o indivíduo a exaustão.
O burnout causa diversos prejuízos, repercutindo na saúde, tanto física quanto mental, e impactando de maneira negativa na qualidade de vida, dificultando o trabalho e as relações pessoais.
A síndrome hoje é considerada uma doença de trabalho, segundo a OMS, já que muitos indivíduos apresentam esgotamento emocional, frustação em relação ao desempenho, ansiedade causada por pressão, alta produtividade e competição.
Muitos desses profissionais estendem suas jornadas de trabalho, para dar “conta” de tudo, levam trabalho pra casa, piorando as relações de trabalho e afetando significativamente a sua qualidade de vida.
Muitas mães vivem o burnout materno, piorando muito quando trabalham em home office, se desdobrando entre cuidar do trabalho, casa, comida, filhos, marido… Muitas vezes não se cuidam mias por falta de tempo, o que piora a situação, pois a autoestima fica abalada, e a falta de rede de apoio aumenta a sobrecarga materna.
Por conta da pressão jogada nas mães, que “DEVEM” dar conta de tudo, e ainda por cima, sem falar nada, se falar é reclamona ou mau agradecida.
A falta de autocuidado, o excesso de trabalho, o puerpério que muitas vezes dura meses, até anos… tem deixado muitas mães doentes.
Eu quase tive burnout, por pouco consegui não chegar ao extremo, a terapia e os cuidados com a mente e corpo, além de desacelerar, me ajudaram a ter o equilíbrio e me reestruturar.
Não podemos dar conta de tudo, e achar normal adoecer, por servir demais e não olhar pra nós.
Quem cuida precisa de cuidados, e negar isso a si mesma, é caminhar pra exaustão.
No vídeo falo um pouco dos sintomas que tive e como foi difícil viver essa fase.
Gostou? Não esqueça de se inscrever no canal RESENHAS DA ALINE e deixar seu like. Isso ajuda muito o canal, compartilhe também.
Meu INSTAGRAM @resenhasdaaline / Me acompanhe lá, sempre gravo stories!!!!
Se você gostou desse post, leia também: salto dos três meses.