Qual a melhor marca de enoxaparina sódica? #TROMBOFILIA
Qual a melhor marca? Todas são enoxaparina sódica? São muitas dúvidas né? Mas calma respondi tudinho para vocês.
Uma das perguntas que mais recebo no instagram “Qual a melhor marca?”
Sempre respondo “A que você tem em casa.”
Todas as marcas tem a mesma função, anticoagulante injetável, e o mesmo princípio ativo, enoxaparina sódica.
UMA OBSERVAÇÃO:
Todas tem trava de segurança, mas tem que apertar bastante.
O que é a enoxaparina?
A enoxaparina é uma heparina de baixo peso molecular, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no Brasil existem cinco fabricantes de enoxaparina, que são registrados e aprovados. Sendo ele das marcar comerciais: Clexane®, Cutenox®, Endocris®, Enoxalow® e Versa®.
As heparinas dividem-se em não fracionadas (HNF) e fracionadas ou de baixo peso molecular (HBPM). Tanto a HNF como a HBPM são prescritas na gravidez. Porém há uma preferência em relação a HBPM pela facilidade de monitoramento e administração, maior biodisponibilidade, vida média menor após a aplicação, absorção completa por via subcutânea, menor incidência de trombocitopenia.
O mecanismo de ação da heparina é, em sua maior parte, atribuído às suas propriedades anticoagulantes e antitrombóticas, que podem reduzir a trombose na placenta.
Estudos in vitro têm mostrado que a heparina apresenta também uma ação anti-inflamatória, resultante do bloqueio das proteínas de adesão, promoção da diferenciação do trofoblasto e redução da ligação de anticorpo antifosfolípides às células trofoblásticas.
A heparina não fracionada é usada na gravidez porque não atravessa a placenta, reduzindo os riscos de malformação ou alterações funcionais no feto.
É permitido o tratamento domiciliar, e deve ser usado por via subcutânea ou intravenosa.
Alguns médicos costumam prescrever a marca X, outros a marca Y. Porém nem sempre conseguimos comprar a mais cara, e tudo bem, usamos a mais barata e está tudo certo.
Em casa tenho quatro marcas de ENOXAPARINA SÓDICA. E testei três delas.
A que senti menos dor ao aplicar foi a Clexane, seguido de Versa e Enoxalow. Sempre que usava enoxalow sangrava um pouco.
Para não ficar misturando marcas, usei as que tinha de enoxalow, depois as versas e agora estou usando as de clexane.
Todas são liberadas pela ANVISA!!!!!!!!!
No vídeo repondo muitas dúvidas de vocês e mostro com mais detalhes, espero que ajude.
Gostou do vídeo?
Então não esqueça de se inscrever no canal RESENHAS DA ALINE e avaliar o vídeo. Isso ajuda muito o canal, compartilhe também.
Conto com o seu apoio. Assim fico animada para gravar mais e mais.
Se você gostou desse post, leia também: Trombofilia tudo que você precisa saber.
MEU INSTAGRAM @resenhasdaaline
Me acompanhe lá, sempre gravo stories!!!!
MINHA FAN PAGE Facebook resenhas da Aline
ENVIE PRESENTINHOS PARA MINHA CAIXA POSTAL!!!
E já segue minhas redes sociais, lá mostro todos os mimos que chegam! Vou amar seu carinho! Beijos!
ALINE VIEIRA
Cruz das Almas – Ba
CAIXA POSTAL: 227
CEP: 44380-000
Site confiável para mandar manipular seus medicamentos:
Vou deixar o link de onde compro o metilfolato e a metilcobalamina (B12), é mais em conta que a versão comercial vendida na farmácia, muitoooo mais em conta. Só compro lá.
Pode comprar por esse Link: clique aqui para comprar.
MEUS SEGUIDORES GANHAM DESCONTO!!
Basta usar nosso CUPOM DE DESCONTO: RESENHASDAALINE e ganhe 10% de desconto na compra.
Obrigada gente!!!!!!!!!!!
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.
CAMPIOLO , Dimas José ; MEDEIROS, Sebastião F. Tromboembolismo Venoso e Terapia de Reposição Hormonal da Menopausa: Uma Análise Clínico-Epidemiológica. Arq Bras Endocrinol Metab, vol 47 nº 5 Outubro 2003.
Ferna´ndez Arias M, Mazarico E, Gonzalez A, Muniesa M, Molinet C, Almeida L, et al. (2019) Genetic risk assessment of thrombophilia in patients with adverse obstetric outcomes. PLoS ONE 14(2): e0211114. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0211114
GARCIA, Andrea A. ; FRANCO, Rendrik F. TROMBOFILIAS ADQUIRIDAS. Medicina, Ribeirão Preto, Simpósio: HEMOSTASIA E TROMBOSE Capítulo IV, jul./dez. 2001. 34: 258-268.
SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO ESTADO DE MATO GROSSO.. Uso de enoxaparina em pacientes grávidas para prevenção e/ou tratamento de doença tromboembólica venosa.. Parecer Técnico nº 01/2017 2017.
SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO ESTADO DE MATO GROSSO.. Enoxaparina 40 mg/0,4 ml e seu acesso através do Sistema Único de Saúde SUS. Informe nº 04/2018 – Março de 2018.
Toma, Tereza Setsuko, Heparinas de baixo peso molecular para profilaxia de trombose venosa profunda na gravidez: parecer técnico-científico/Tereza Setsuko Toma, Ana Aparecida Sanches Bersusa, Marilia Cristina do Prado Louvison, José Ruben de Alcântara Bonfim. São Paulo: Instituto de Saúde, 2013. 40p.